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Música na formação da personalidade

A música, quando aprendida e utilizada como linguagem, oferece aos alunos o acesso à uma educação para a vida que inclui o desenvolvimento da sensibilidade a partir da aquisição de um vasto vocabulário de efeitos de sentidos associados à configurações musicais detalhadas e precisas, num processo de construção de conhecimento que integra os dois recursos que o homem dispõe para isso: PENSAMENTO E SENTIMENTO.

Pesquisadores da Escola de Medicina de Harvad (EUA) revelaram que ao comparar cérebros de músicos e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, principalmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor.

Conforme esses autores, tocar um instrumento exige muito da audição e da motricidade percebe-se com isto que a prática musical faz com que o cérebro funcione “em rede”, o individuo, ao ler determinado sinal de partitura, necessita passar essa informação visual ao cérebro, este por sua vez transmitirá a mão o movimento necessário(tato), ao final disto o ouvido acusará se o movimento feito foi correto(audição), o efeito do treinamento musical no cérebro é semelhante ao da prática de um esporte nos músculos.

 

Nenhuma outra disciplina do currículo da escola brasileira oferece tal possibilidade de integração entre conhecimentos, algo vital para a formação de indivíduos capazes de perceber mais profundamente o mundo em que vivem e de usar com sensibilidade e sabedoria os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a sua formação.

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