Nosso Diferencial

Nossa cultura escolar vem passando por um processo de fragmentação. O que se aprende dentro da sala de aula atualmente, se configura como obediência a autoridade do currículo, deixando de lado a criatividade. Aceitemos ou não a música exerce forte influencia na formação da personalidade... Estudos apontam a proximidade entre a música e o raciocínio lógico-matemático. Segundo Schaw, Irvine e Rauscher, pesquisadores da Universidade de Wisconsin, crianças que receberam aulas de música apresentavam resultados de 15 a 41% superiores em testes de proporções e frações do que os de outras crianças.

Hoje, o grande desafio da educação na “era Google”, onde a criança tem acesso simultâneo a uma imensa quantidade de informação, é fazer com que ela aprenda a valorizar o conhecimento pode construir não simplesmente a partir das informações, mas das relações que puder estabelecer entre elas.

Música como linguagem não é algo apenas para quem busca formação profissional, não depende de talento ou dom e está ao alcance de todos. De fato, quando assumida como linguagem que incorpora os fundamentos que a tornam arte, a música nos permite integrar competências linguísticas, corporais, espaciais, de raciocínio lógico, percepção de si próprio e percepção do outro, além das musicais.

Na Ivana Bontempo ao utilizarmos a musica como instrumento pedagógico, possibilitamos às crianças a possibilidade de integração entre conhecimentos, algo vital para a formação de indivíduos capazes de perceber mais profundamente o mundo em que vivem e de usar com sensibilidade e sabedoria os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a sua formação.